Sabes o que comes ? 0.o

04:12



Hoje apresento um filme que TODOS devem ver: " O que comemos S.A.", o original - "Food, inc."
Tal como a capa afirma, nunca mais verá o jantar da mesma forma!
O filme fala de como são processados todos os tipos de carnes para o mercado, de como os alimentos são "trabalhados" em laboratório, da quantidade de produtos que têm pelo menos 1 constituinte geneticamente modificado, entre muitas outras coisas, mas sempre relativamente aos EUA.
Vou tentar focar os principais problemas que são relatados ao longo do filme, no entanto, não devem deixar de ver o filme, pois o que os meus olhos viram foi tão mau que todo o mundo deveria ver e tentar fazer alguma coisa, pois, todos temos direito a alimentos saudáveis!
O que vou passar a citar foi dito no filme. Este é dividido em 8 "capítulos" mas só vou abordar 4.

Fast Food
 A indústria alimentar começou com o fast food. Os imãos Mc Donald tinham um drive-in bem sucedido. Para reduzirem os custos e simplificar, despediram as empregadas que serviam no exterior, retiraram a maioria dos pratos do menu e levaram o sistema fabril para a cozinha do restaurante. Assim, nasceu uma ideia revolucionária de como gerir um restaurante, treinando cada trabalhador para fazerem sempre a mesma coisa, repetidas vezes. Como faziam sempre a mesma coisa podiam pagar-lhes salários baixos. Esta mentalidade, aplicada em larga escala, gera todas as formas de consequências indesejáveis.   
Como passaram a necessitar cada vez mais de carne de vaca, e pretendem que os hambúrgueres sejam iguais em qualquer lugar, passaram a alterar a forma como a carne de vaca é produzida.
A Mc Donald's é um grande comprador de batatas, carne de porco, carne de galinha, tomates ... portanto querem grandes fornecedores e devido a isso existem imensas companhias que controlam o nosso sistema de alimentos.
Mesmo quem não come fast food, está actualmente a ingerir carne que é produzida por este sistema.
As Aves são criadas e abatidas em metade do tempo que era 
à 50 anos atrás, e agora têm o dobro do tamanho.   
Como crescem tão rápido e os seus órgãos não conseguem acompanhar esse ritmo, não conseguem andar. Dão 2 ou 3 passos e caem, porque o peso é contra indicado para a anatomia das galinhas, tendo em conta as suas idades.

Uma cornucópia de escolhas 
Grande parte da nossa comida são apenas redesenhos inteligentes de milho.
90 % dos produtos de um supermercado contêm milho, soja ou ambos.
A imagem que se segue apresenta alguns produtos que têm na sua composição milho.
O amido pode ser decomposto. Muitas das comidas processadas podem ser feitas com milho, e este pode ainda, alimentar animais (cada vez mais já alimentam os peixes com milho). 
Neste capitulo é ainda dito e mostrado que as vacas estão submersas nas suas próprias fezes e quando chegam ao matadouro estão cobertas de excrementos. Uma vez que o matadouro mata cerca de 400 vacas por hora, não conseguem evitar que alguns dos excrementos vão para a carne, podendo assim, que os humanos sejam contaminados com a bactéria E coli.
A bactéria já não se encontra só na carne de vaca, foi encontrada também nos espinafres e no sumo de maçã, devido aos desperdícios fabris que acabam por contaminar outros alimentos. 
Se a dieta de milho para os animais fosse eliminada e passassem a ser alimentados com erva durante 5 dias, reduzia em 80% a bactéria E coli.

O menu
Comprar 1 hambúrguer duplo com queijo custa 1 dollar, e com o mesmo dinheiro não conseguem comprar nem 1 cabeça de bróculo. Com isto verifica-se que o sistema está a ser desviado para as más calorias e isso não é acidental porque são estas que são subsidiadas pelo estado.
Devido a esta manipulação a diabetes tipo 2, até aqui associada apenas aos adultos, já se está a desenvolver cada vez mais em crianças.

O Véu
70% dos alimentos processados nos supermercados têm pelo menos 1 ingrediente geneticamente modificado. Na imagem que se segue são apresentados alguns desses alimentos.
Os agricultores nada podem fazer contra esta sociedade! Vejam o porquê no filme e aproveitem para ver como são tratados os animais, e alguns testemunhos de pessoas e tragédias que aconteceram! 
Não percam 1 minuto do filme, vejam-no até ao fim!

Deixo agora aqui uma lista de atitudes que devem adoptar:
- Escolher alimentos da época
- Escolher alimentos orgânicos
- Procurar saber o que os alimentos contêm
- Ler os rótulos: saiba o que está a comprar!
- Comprar alimentos que sejam cultivados localmente
- Fazer as compras em mercados de produtores
- Verificar a designação de origem 
- Plantar um jardim em casa (mesmo que seja pequeno) 
- Cozinhe com a sua família e comam em família

Apesar do filme ser relativo aos EUA, temos de estar conscientes que isto também nos afecta, pois apesar de termos bons produtos, teimamos em comprar muitos produtos ao exterior. 
Eu nunca reparava no país de origem dos produtos, mas uma coisa é certa, produtos Americanos a partir de hoje não passam mais na minha boca!    
Podem estar a questionar-se: "então se o filme é assim tão agressivo e se adoras tanto os animais porque é que não te tornas vegetariana?". A minha resposta é: "vocês também conseguiam mudar a base em que nasceram?!". Eu fui educada a comer carne e por muita vontade que tenha em mudar, para mim é muito difícil acostumar-me a novos sabores e a uma nova cozinha. Compreendem?
Apesar de não conseguir ser vegetariana, uma coisa eu vos digo: só como carne que sei de onde vem e como é tratada, por isso pretendo continuar assim e tentar mudar outros vícios alimentares que em nada ajudam a minha saúde!

"Você pode mudar o mundo a cada dentada!" Pense nisto...

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images